Começamos a semana, organizando e participando do SEMINÁRIO DE GREVE com os Movimentos Sociais e Sindicatos que atuam nas áreas do Sistema Petrobrás, e que trouxeram uma série de contribuições para essa greve que não é apenas da nossa categoria, mas sim da sociedade baiana e brasileira.
Contamos com a participação de Zé Maria (coordenador da FUP) onde debatemos a Conjuntura e traçamos ações conjuntas para esse enfrentamento e Emiliano José, falando sobre o Golpe que estamos vivendo e sobre o seu livro “Intervenção da Imprensa na Política Brasileira – 1954-2014” .
Entendemos que defender a Petrobras, é defender o Brasil e esperamos que você também esteja nessa luta!
Nessa terça (18/10), passamos o dia inteiro na primeira refinaria do Brasil realizando setoriais a fim de conversar com os trabalhadores e trabalhadoras do Centro Administrativo da RLAM (CARLAM) e prédio da Manutenção Industrial (Miguelão) sobre a necessidade de mobilização da categoria para a luta que se aproxima contra a Retirada de nossos Direitos e a privatização da Petrobrás.
No final da tarde, eu e a Diretora de Gênero do Sindipetro Bahia, Rosangela Maria, fizemos uma reunião com a gerente de RH da RLAM para tratar problemas denunciados pela categoria e para agendar a próxima reunião da Comissão Paritária de SMS da RLAM.
Ouvir as nossas bases é imprescindível para planejarmos a nossa luta e resistência com os pé no chão e com base no sentimento da categoria petroleira.
À noite, fomos prestigiar o lançamento do livro “SOS Saúde” dos meus amigos Arthur Jorge e Francisco Queiroz, no Hotel IBIS, em Feira de Santana.
Auditório lotado no evento que teve o formato inteligente de um Programa de Entrevistas, onde o público pôde interagir com perguntas aos escritores e a gestores de saúde pública do Governo do Estado da Bahia e do Município de Feira de Santana.
No dia 19, tivemos uma reunião extraordinária da Diretoria Executiva para deliberarmos sobre as propostas apresentadas no Seminário de Greve com os Movimentos Sociais e Sindicatos, bem como para aprovarmos os nossos calendários de Setoriais nas Bases e de Assembleias de apreciação da nova proposta da Empresa.
Após a reunião da Diretoria Executiva, ainda realizamos uma reunião de acompanhamento da organização do Setor Financeiro e outra com novos operadores que estão se interessando pelo Movimento Sindical.
Na quinta (20/10), atendendo ao convite da direção do SINDAE, fiz uma palestra sobre a Importância da Petrobrás e do Pré-Sal para a nova Diretoria Eleita para a próxima gestão desse grande sindicato da Bahia.
Boa manhã de debates e com um bom partilhar de informações e experiências na construção da luta da Classe Trabalhadora pela nossa Soberania Energética e contra a Retirada de nossos Direitos.
E, assim, vamos construindo a GREVE GERAL e a GREVE NACIONAL DA CATEGORIA PETROLEIRA EM TODO SISTEMA PETROBRÁS! Greve, essa, que não deve ser apenas de nossa categoria, mas de tod@s aquel@s que entendem a importância dessa empresa pública para o País.
Sexta-feira pela manhã, eu e Valter Paixao Dos Santos Junior fizemos setoriais com os petroleiros e Petroleiras da Fábrica de Fertilizantes e Nitrogenados da Bahia, abordando sobre as ações para barrar a Privatização das FAFENs; Campanha Reivindicatória; GREVE GERAL e a PEC 241.
Momento de ouvir as nossas bases e mobilizar a categoria petroleira para a luta que teremos nesse e nos próximos anos.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!